domingo, 27 de novembro de 2011

REGRAS III

Diante das atuais discursões em torno da Federação Paraibana de Surf, fizeram com que tivéssemos um pequeno atraso na postagem desta terceira parte das Regras de competição.
Pois com o cargo de Diretor Técnico da Federação a disposição, foi criada muita discursão em torno do possível nome que substituiria o Sr, Luiz Tadeu.
A Prestação de contas da Federação não foi realizada dentro de uma usual normalidade devido à discursões exaltadas que fizeram com que não tivéssemos uma reunião a altura de pessoas civilizadas, e a viabilidade do Circuito estavam em jogo, devido à desistência de um patrocinador que já estava confirmado,e a burocracia do Governo do Estado na liberação da parte que o compete.
Resolvida à primeira parte, com a indicação do meu nome, Josélio Martins Gomes, como Diretor Técnico da Federação Paraibana de Surf, o qual foi aceito, a 1ª etapa marcada para os dias 10 e 11 de Dezembro na Praia do Mar do Macaco, Bairro de Intermares na cidade de Cabedelo, Grande João Pessoa, e a liberação da parte do Governo Estadual, solucionou-se uma boa parte dos entraves que caiu sobre o surf da Paraíba neste ano, com tudo isso acontecendo não foi possível cumprir a meta da postagem desta série de textos.
Após e encerramento desta primeira parte das Regras de Julgamento daremos início a cobertura do ano de 2011 e todo Circuito Paraibano e dos Eventos 2012.
Portanto a partir desta semana serão duas postagens, uma na segunda e outra na quinta-feira.

Vamos às regras;

l)     Um surfista poderá descer uma onda antes do início ou após o término de sua bateria apenas se, respectivamente a bateria anterior já tiver terminado ou a bateria seguinte ainda não ter iniciado. Nestes casos a onda não será validada e não haverá penalizações. Caso contrário, em ambas as situações poderá ser aplicada uma multa ao atleta no valor de uma inscrição. Em condições críticas de mar, o diretor técnico, poderá autorizar, por medida de segurança que o atleta desça em pé nas condições anteriores sem a penalização. Neste caso o surfista deverá faze-lo sem efetuar manobras.

m) Ao final da bateria o surfista deverá estar claramente de posse da onda fazendo um movimento para se levantar-se com as mãos já tendo deixado as bordas da prancha para que a onda seja contada.

n)  Sob nenhuma circunstancia haverá prorrogação de tempo, uma vez iniciada a bateria. Se a mesma for interrompida por qualquer razão, esta deverá iniciar-se  no tempo exato em que foi interrompida até o final preestabelecido. Caso a bateria recomece em outro local que não o local onde houve a interrupção e o head judge avaliar que não existia uma vantagem nítida para nenhum competidor e que será impossível manter a mesma escala no julgamento, poderá optar pelo reinício total da bateria.

o)  Será obrigatório o uso da camiseta de competição da maneira correta, caso contrário o head judge poderá não pontuar as ondas do atleta. O competidor deverá sair da área do palanque vestindo sua camiseta de competição, só podendo tirá-la após o término de sua abateria, também na área do palanque.


A Regra de letra (L) é muito ignorada principalmente por Atletas iniciantes, pois a maioria não tem nenhum conhecimento de regras em geral, e acostumam-se a descer ondas antes e após a sua bateria, isso implica na permanencia da maioria no erro, e é usual aqui na Paraíba a aplicação errônea da regras como acima é indicada, pois geralmente o Atleta não é multado, e no lugar da multa, que é opcional, recebe uma advertência, a qual implica várias vezes na perca da sua classificação na bateria, ou comprometendo a sua performance no decorrer do Evento.

Na próxima semana mais uma Regra polêmica o quesito (P), a qual remete-nos ao quesito (E), essas regras são bem parecidas e faz com que muitos a confundam, o qual implica no mal uso do livro de regras....Até quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário